segunda-feira, 7 de maio de 2007

Experiências de alunos da EPAR actividades feitas pelos alunos Colégio D.Maria Pia


Os alunos da EPAR tiveram a oportunidade de ganhar uma experiência profissional através do estágio no Panteão Nacional estabelecido no Protocolo entre EPAR e IPPAR. Para Mauro Santos, Manuel Anjos e Maria da Conceição Barros da turma 11º TT, houve unanimidade ao afirmar que “ o estágio foi muito produtivo। A diversidade de funções realizadas no Panteão foi também muito produtivo.” Para estes alunos o facto de estarem a executar diferentes funções, fez com que o trabalho não fosse monótono e tivessem uma maior motivação. Para Manuel Anjos, “O estágio não foi maçudo, porque tivemos sempre a realizar tarefas diferentes, tivemos a oportunidade de estar na loja, na recepção na bilheteira e no serviço de animação, onde fazíamos visitas guiadas para diferentes tipos de publico. Trabalhar com públicos diferentes foi uma experiência enriquecedora, porque trabalhámos com invisuais, crianças trissomia 21, alunos das mais variadas escolas e idosos.” Mauro Santos diz ainda que “ o acompanhamento que tivemos por parte do coordenador e dos funcionários foi muito bom, pois foram pessoas muito prestáveis e ajudaram sempre de uma forma exemplar. Fizeram com que nos sentíssemos em casa e nos adaptássemos rapidamente ao local de trabalho.” Um dos pontos que Mauro Santos e Manuel Anjos referiram e que vai de encontro aos objectivos do Protocolo, foi o terem ganho “um conhecimento maior sobre a história do Panteão e dos monumentos adjacentes a este”. Outro ponto que vai de encontro aos objectivos do protocolo foi terem concebido um itinerário turístico com a EPAR, como nos refere Mauro Santos: “fizemos uma visita guiada no Panteão para que os alunos da EPAR, nossos colegas, pudessem conhecer melhor a história do Panteão”.Acerca deste protocolo eles consideram que este foi muito proveitoso porque possibilitou o estágio destes alunos no Panteão e um maior conhecimento sobre os monumentos e personalidades históricas de Portugal, tal como nos referem: “ foi satisfatório, pois o Panteão fica com muito boa ideia sobre os estagiários e a sua formação e fará com que tanto o IPPAR, como a EPAR, estabeleçam protocolos entre ambas, mas também protocolos com outras instituições, devido ao sucesso até a data.” e também que “ O protocolo entre a EPAR e o IPPAR é bom porque, por exemplo, para os alunos tem vantagem de conhecer história de Portugal e o que o rodeia.” diz nos Maria Conceição Barros. Como forma de conclusão, os alunos exprimiram que “O estágio foi muito importante porque tivemos a oportunidade de trabalhar de uma forma prática e não teórica e por isso valeu a pena.”






Actividades feitas pelos alunos Colégio D.Maria Pia






No âmbito das COMEMORAÇÔES do DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS a Escola Profissional Almirante Reis e o Colégio D.Maria Pia mobilizaram-se ( alunos – professores – técnicos das duas escolas e do Panteão nacional) para uma grande festa que se realizou no Panteão.
Os alunos do Curso de Turismo da EPAR conceberam e realizaram itinerários turísticos “ do Panteão Nacional ao Museu do Azulejo” e do “ Museu do Azulejo ao Panteão Nacional”- Estes itinerários foram orientados pelos alunos que realizaram estágio no Panteão Nacional e no Museu do Azulejo, realizando visitas guiadas para os jovens alunos das duas escolas.
Os alunos do curso do 3º ano de Artes Visuais , do Colégio D.Maria Pia , apresentaram no Coro Alto do Monumento um projecto de resolução cenográfica, a partir do estudo do monumento e da vida e obra de três das personalidades com honras de Panteão ( Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões e Amália Rodrigues), tendo estruturado um Guião que estabelece a ligação entre elas: O Sonho, a Memória e a “Viagem”. Esta exposição mostra o trabalho da Prova de Aptidão Profissional dos alunos do curso de Artes Visuais e teve a colaboração dos alunos do curso de Marcenaria e de Carpintaria que trabalharam as estruturas de madeira que se encontram na exposição.







Fotos da Exposição






















Neste dia tivemos música



No corpo central do monumento actuaram :


A banda do Colégio D.Maria Pia, orientada pelos maestros Francisco Conceição e Luís Joaquim Fonseca ;




Os professores Tiago Balsinha e Francisco Conceição e Luís Joaquim Fonseca interpretaram algumas peças barrocas em Fagote e Flauta Tranversal;













O grupo de Flautas orientado pelo prof.António Rascão;













A Joana Horta interpretou uma peça musical " Passado e Presente"








No Coro Alto, durante a inauguração da exposição o Ângelo Freire e Marco André tocaram Guitarra Portuguesa e Viola de Fado, criando uma ambiente de sonho e magia.










No fim do dia foi a festa no Terraço do Panteão com a apresentação da peça “ O desacato” encenada pelo prof. Ricardo do colégio D.Maria Pia.






Seguindo-se uma actuação do Coro Juvenil orientado pelo prof. Rascão e por fim todos podemos saborear um MARAVILHOSO!!! Lanche que nos foi oferecido pelos alunos do curso de Cozinha e Pastelaria, do Colégio D. Maria Pia – BEM HAJAM!!! Foi um belo dia... com muito SOL e uma vista maravilhosa sobre a cidade de Lisboa que só o Panteão Nacional nos pode oferecer.



QUISEMOS AQUI DAR A CONHECER UM PROJECTO que nos deu muito prazer desenvolver durante este ano lectivo – ele vai continuar e gostaríamos de poder contar com outros contributos e partilhar o nosso projecto com outros colegas .


Deixe o seu comentário?
Coloque-nos questões?
Fale connosco?




Nenhum comentário: