segunda-feira, 7 de maio de 2007

Escolas Profissionais :obrigações e Deveres

No caso das escolas profissionais, a EPAR (Escola Profissional Almirante Reis), ficou assente que esta iria integrar o projecto de actividades curriculares, com os cursos de Turismo e de Informática, conforme o plano de actividades estabelecido no protocolo. A EPAR tem de desenvolver actividades de reconhecimento e de estudo no Panteão Nacional, tais como visitas de estudo, de modo a permitir a fusão de actividades programadas, como a criação de itinerários e organização de exposições temporárias sobre o Panteão e a sua história. Além do que ficou referido, a EPAR tem ainda o objectivo de sensibilizar os alunos para as actividades extracurriculares através da participação e da constituição do “Clube do Panteão “, interagindo assim com estabelecimentos de ensino que participem neste programa «A minha Escola adopta o Panteão Nacional »।






Esquema de articulação disciplinar – Este esquema representa o contributo das diferentes áreas curriculares dos cursos de Técnicos de Turismo e de Informática para o projecto, em curso. Nele podemos ver, claramente, que este foi integrado na vida curricular e extra-curricular, visando um trabalho de investigação-acção e de relação entre o saber teórico e o saber em acção.





A Casa Pia de Lisboa, através do Colégio D.Maria Pia é outro dos parceiros deste projecto. Tal como aconteceu com a EPAR o Colégio D.Maria Pia integrou o projecto nas actividades curriculares dos alunos, dos diferentes cursos e níveis de escolaridade, realizando, ainda, ateliers (expressão plástica, fotografia, teatro...).
OS alunos do curso Básico de Artes Visuais (3º AV) preparando os trabalhos da sua Prova de Aptidão Profissional que será apresentada no Panteão Nacional no dia 18 de Abril de 2007(Dia Internacional dos Monumentos e Sítios).
O Colégio D.Maria Pia, no âmbito do projecto tem vindo a desenvolver actividades de reconhecimento e estudo do Panteão Nacional, através de visitas de estudo, de recolha de imagens fotográficas( atelier de fotografia). Das actividades propostas destaca-se, ainda, o desenvolvimento de trabalhos na área da escrita criativa, através do Teatro ( encenação da Lenda do Simão Sólis – inserir fotografia do Teatro) e da expressão plástica ( Estudo do Cartaz para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e realização de exposições no Monumento).








O Esquema - apresenta o contributo das diferentes disciplinas e áreas curriculares dos diferentes cursos e níveis de escolaridade, numa perspectiva de trabalho transdisciplinar.








Este projecto envolveu, ainda, no Colégio D.Maria Pia, os cursos de marcenaria e Carpintaria, o curso de Cozinha e Pastelaria ( que no dia 18 de Abril de 2007- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – serviu os lanches para todos os que, nesse dia, estiveram na Festa do Panteão Nacional) .




Podemos dizer que este projecto é TODA UMA COMUNIDADE ESCOLAR que se dedicou a um tema –qual o seu reflexo nessa comunidade? Que melhorias levou para as aprendizagens? Estas e outras questões poderão ser-nos colocadas – até agora o nosso balanço é positivo.

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